
Ao longo da campanha eleitoral 2008 para prefeito e vereadores de Piracicaba pode-se ver que existe uma grande sujeira política, onde as ruas ficam inundadas de papel, santinhos e propostas jogadas ao chão.
No dia da eleição, essa sujeira é ainda maior, com um mar de papel jogado pela cidade, principalmente defronte às escolas.
Na campanha do Partido Verde, realizou-se uma ação denominada Política Limpa composta pelas seguintes ações:
Recolhimento do material político jogado no chão
* Rua Gov. Pedro de Toledo
* Colégios
- Dr. Prudente
- Mello Moraes
- Sud Menucci
- Dom Bosco Cidade Alta
- SENAI
- Jorge Coury
Registro em foto e vídeo da sujeira política
Durante a campanha eleitoral
* No dia anterior a votação
* Durante o dia da votação
A partir desse material político recolhido no chão, foram convidados vários artistas plásticos piracicabanos para fazerem suas intervenções artísticas, com diversas técnicas e linguagens.
As intervenções artísticas levaram em conta apenas o tema proposta para a exposição: Política Limpa – Transformando Sujeira Política em Arte, sendo que cada artista fez a sua leitura e criação. Em nenhum momento houve direcionamento ou restrição ao uso de qualquer material.
Os artistas participantes são:
Adalgiza Rímoli;
Alzira Ballestero;
Cristina Libardi;
Flávio Camargo;
Gustavo Torrezan;
Lídice Salgot;
Manuel Guglielmo;
Márcia Guibal;
Marilu Trevisan;
Miguel Sanchez;
Natal Gonçalves;
Rawson Tullio;
Marcelo Filik (fotos).
A exposição nas Pizzarias Florença, Forlen e Micheluccio de Piracicaba associa o conceito de que muitas coisas em política acabam em Pizza, nesse caso, está começando em Pizza uma ação para que haja Política Limpa (em todos os sentidos).
A Exposição Política Limpa – Transformando Sujeira Política em Arte teve a abertura no dia 15 de novembro de 2008, ficando em exposição até 30 de novembro nos horários de funcionamento das respectivas Pizzarias.
FLORENÇA
Rua José Pinto de Almeida, 485
FORLEN
Av.: Com. Luciano Guidotti, 95
MICHELUCCIO
Av.: Torquato da Silva Leitão, 467