Então, como tornar a sua empresa conhecida? Como fazer para conquistar novos clientes?
Não vai ser através das mídias tradicionais. Dificilmente as mídias de massa como jornal, rádio, outdoor ou TV vão dar resultados significativos para sua empresa. Essas mídias até podem funcionar porque aumentam a visualização da sua marca, mas os custos são altos para o público alvo efetivamente atingido.
Por incrível que pareça, atuar com um público alvo segmentado e menor é uma grande vantagem. Se você tiver uma estratégia, a sua empresa vai se tornar conhecida e conquistar clientes com um custo bem menor.
O mais importante na sua estratégia é saber que atrás de cada negócio estão pessoas, mesmo em uma venda técnica são pessoas que compram, são pessoas que decidem, são pessoas que influenciam.
O saber que atrás dos negócios estão as pessoas gera um grande diferencial competitivo, mas esse grande diferencial é sutíl, está no conjunto da comunicação, está em todos os pontos de contato de sua empresa com o seu cliente, está no conhecimento profundo de como o seu cliente compra.
Quando você souber como o seu cliente compra, o que faz ele decidir e o que ou quem influenciam essa compra, você pode atuar eficientemente em cada um, você saberá o que, quando, como, onde e por quanto oferecer seu produto para maximizar seus resultados.
O paradoxo do B2B (Business to Business) está em que a sua empresa precisa conhecer muito mais quem são os clientes do que as empresas que atuam no varejo. O público alvo potencial é muito maior no varejo do que no B2B, um erro no foco do público alvo de varejo ainda pode acertar alguém, no B2B pode errar todos.
Para vender para empresas você precisa conhecer pessoas.
Assim, se sua empresa atua no B2B e quer uma estratégia eficiente para conquistar clientes:
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Marcelo Filik
Stratégika - Marketing de Resultados