24 de janeiro de 2009

Pamonhas da Propaganda

O Mundo está cada vez mais complexo, não existem mais formulas mágicas para fazer uma empresa vender e crescer, o mercado está em constante mudança, paradigmas de propaganda como a Maizena já tem concorrentes, marcas que pararam no tempo estão sumindo e dando espaço para novos conceitos, saem Varig e Vasp entram Gol e Azul.
Até algum tempo atrás era eficiente usar propaganda igual a pamonha.
Identificava o Produto – Pamonha, Pamonha, Pamonha.
Explicava os Diferenciais – Pamonhas de Piracicaba. O puro creme do milho.
Usa um apelo para atração – Venha conhecer minha senhora.
E repetia até grudar na cabeça do cliente, fazendo o posicionamento de marca, ou seja, entrava na cabeça do cliente e de lá não saia mais.
Você gosta da musiquinha do caminhão de gás?
Você faz seu cliente esperar ao telefone com aquela musiquinha?
Hoje é necessário um cuidado muito maior com o cliente, você pode atrair o cliente através de uma ótima propaganda e expulsá-lo com a espera da secretária eletrônica ou com mau atendimento.
Os cuidados devem ser em todos os pontos de contato com o cliente, ou seja, desde a propaganda, passando pelo atendimento, visual da loja chegando até a cobrança de atrasados.
Com a variedade de opções disponíveis no mercado cada ponto conta para atrair clientes novos e também para manter os clientes atuais.

Marcelo Filik
Stratégika - Marketing de Resultados