Mas cliente é igual à paquera, namorada, esposa e ex-esposa.
Na paquera ao cliente, nós mostramos somente o lado lindo, gentil, perfumado e sempre só sorrisos, mas ainda nem o cliente te conhece nem você ao cliente, e vão tentando fazer o melhor que podem um para o outro, até a consumação do primeiro beijo, ou da primeira da venda.
Se o primeiro beijo foi bom, existe a possibilidade de continuidade, mas se foi ruim e depois do primeiro beijo não houve a mesma atenção, o cliente estará em busca de outra empresa na próxima oportunidade que houver, e sem nenhum peso na consciência.
O namoro começa com a continuidade de compras, beijinhos mais constantes (compras repetidas) e um conhecimento maior de ambas as partes, o rompimento do namoro só se dá caso as necessidades do cliente não sejam satisfeitas ou apareça aquele concorrente lindo, forte e disponível, pronto para dar tudo aquilo que o cliente quer, daí não há namorada que fique fiel e muito menos cliente.
Pode ser até que haja alguns beijinhos com o cliente forte e lindo mas ela volte para você como se não houvesse nada e você vai aceita-la de novo e fingir que nem notou a traição (não se esqueça é cliente e não a sua namorada).
Em muitos casos, mesmo com concorrentes fortes e lindos no mercado, o namoro continua e tanto você quanto o cliente estão satisfeitos com o relacionamento e partem para o casamento, parando a busca por novos concorrentes e se estabilizando na relação.
Afinal você dá aquilo que a sua esposa quer e ela retribui, mantendo a harmonia até...
Até a você não dar a mesma atenção do começo (afinal já é cliente antigo e vai relevar), começar a pisar na bola, não atendendo ao combinado, vai de qualquer jeito, vulgarizando o atendimento, ou seja, fica sentadão na sala, com aquela camiseta surrada, com a barriga de fora, o pé na mesa, assistindo o jogo do Arapiraca x Goiatuba, e nem dá mais a mínima para a esposa.
E o que acontece nesse tipo de relacionamento?
O mesmo que acontece com seus clientes, só que muito mais rápido, não vai precisar pagar pensão, a falta de receita desse cliente já será penosa o suficiente.
Mas o pior, o que toda ex-esposa faz com o ex-marido?
Se prepare para ter muitas reclamações, e pior, todo mundo ouve e não adianta explicar que não foi bem assim, você ficará mal falado na roda de amigos do seu ex-cliente.
E então, existe cliente fiel?
Existe, mas tem um monte de Ricardões no mercado.
Marcelo Filik
Stratégika - Marketing de Resultados