O marketing de relacionamento é uma ferramenta que oferece resultados significativos para a empresa, pois tem um potencial de aumento de receita muito significativo com custos até 5 vezes menores se comparados com a captação de clientes novos. Ou seja, é possivel aumentar a receita com custos baixos.
A gestão de clientes também permite a identificação do perfil dos clientes, permitindo a exploração de nichos de mercado, atuação dirigida no foco dos clientes além de permitir a identificação de oportunidades de mercado.

Discussão
• Quase um quarto das empresas não faz nada com os clientes que já tem, perdendo ótimas oportunidades de melhorar e aumentar a venda para cada um dos clientes que já tem.
• 20% das empresas utilizam o cadastro somente para acompanhamento / controle (12%) ou consulta de crédito (8%) e 12% mantém comunicação de rotina (por ex.: comunicados de escolas), ou seja, não tem outra ação ativa junto a seus clientes.
• 24% das empresas utilizam o cadastro para eventualmente enviar mala direta, não havendo rotina de comunicação dirigida com os clientes.
• 36% das empresas mantém uma rotina de comunicação e relacionamento com os clientes, utilizando telemarketing, marketing de relacionamento e newsletter digital.
• 64% das empresas não tem ações de marketing de relacionamento, perdendo enormes oportunidades de geração de receitas.